Apresentação



    O Poder Judiciário, nos últimos anos, por se tratar de um Poder que durante muito tempo ficou no ostracismo, vem sofrendo profundas críticas.

    Muitas delas se deve ao fato, ainda, de ser um Poder desconhecido da maioria da população.

    Entretanto, após a criação do Conselho Nacional de Justiça e com as profundas mudanças ocorridas no início deste século com a informatização, o Poder Judiciário busca, a cada dia, se adequar as novas tecnologias e se aproximar cada vez mais do cidadão comum.

    Com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul não poderia ser diferente. Por exemplo, você sabia que: a nossa força de trabalho envolve 31 desembargadores, 173 juízes e mais de 4.500 servidores e que 4 decisões são proferidas por minuto e por ano são ajuizadas, em média 376 mil novas ações nas 54 comarcas do Estado?

    Que o Judiciário do nosso Estado realizou o primeiro juri digital do país e que possui o 5º maior índice de processos eletrônicos do Brasil?

    Por isso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lança o Projeto "Conheça o Judiciário", destinado a estudantes e a população em geral, com o objetivo também de atender a Meta 4 do CNJ, qual seja: Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

    Com uma campanha arrojada, que envolve desde manuais e cartilhas até outdoors pela Capital do Estado o projeto prevê ainda visitação ao Tribunal de Justiça, bem como palestras nas escolas.

    Aproveite e agende a sua visita. Venha conhecer o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, um meio legal de entender a Justiça.