Poder Judiciário - Página inicial.

Área responsável pelo projeto

Secretaria de Gestão de Pessoal - SGP

Comitê de Implantação

Constituído pela Portaria nº. 793/2015.

Apresentação

Desde a publicação do Decreto n. 5.707/2006, os órgãos da administração pública vêm sendo impulsionados a incorporar o modelo de gestão por competências, a fim de fortalecer a geração de resultados por meio da capacitação dos servidores.

Esse modelo está fundamentado no entendimento de que a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento permanente do servidor público, adequando suas competências aos objetivos e estratégias da instituição.

No âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, os procedimentos que subsidiarão a implantação do modelo de gestão de pessoas com foco em competências tiveram início em agosto de 2015.

Com o apoio e incentivo institucional, somado ao trabalho desenvolvido pelo Comitê de Implantação da Gestão por Competências, cabe à Secretaria de Gestão de Pessoal sistematizar os procedimentos de implantação do novo modelo de gestão, fornecer suporte e orientação prática aos gestores e servidores, garantindo ciclos contínuos de avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional com critério, foco e transparência.

Metodologia

A metodologia utilizada no Poder Judiciário de MS consiste no mapeamento das funções existentes no 1º e 2º Graus, identificando as competências técnicas (conhecimentos + habilidades) e comportamentais (atitudes) necessárias ao desenvolvimento das atribuições requeridas por cada posto de trabalho.

A partir da identificação estruturada e registro formal desses requisitos é possível atribuir-lhes níveis de importância, complexidade e impacto na estratégia da instituição, permitindo, ainda, a mensuração qualitativa do nível de entrega de cada servidor para situações laborais específicas.

Com o cruzamento desses dados é possível visualizar, de maneira clara e precisa, as potencialidades e reais necessidades de desenvolvimento e capacitação dos servidores.

Objetivo

O objetivo principal da Gestão por Competências é aproximar ao máximo as competências já existentes daquelas consideradas como essenciais para o pleno exercício das funções, conduzindo os servidores a ações de capacitação continuada, alinhadas às demandas individuais e institucionais, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento profissional aos servidores.

Benefícios

Linha do tempo