Poder Judiciário - Página inicial.

Área responsável pelo projeto

Secretaria de Gestão de Pessoal - SGP

Comitê de Implantação

Constituído pela Portaria nº. 793/2015.

Apresentação

Desde a publicação do Decreto n. 5.707/2006, os órgãos da administração pública vêm sendo impulsionados a incorporar o modelo de gestão por competências, a fim de fortalecer a geração de resultados por meio da capacitação dos servidores.

Esse modelo está fundamentado no entendimento de que a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento permanente do servidor público, adequando suas competências aos objetivos e estratégias da instituição.

No âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, os procedimentos que subsidiarão a implantação do modelo de gestão de pessoas com foco em competências tiveram início em agosto de 2015.

Com o apoio e incentivo institucional, somado ao trabalho desenvolvido pelo Comitê de Implantação da Gestão por Competências, cabe à Secretaria de Gestão de Pessoal sistematizar os procedimentos de implantação do novo modelo de gestão, fornecer suporte e orientação prática aos gestores e servidores, garantindo ciclos contínuos de avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional com critério, foco e transparência.

Metodologia

A metodologia utilizada no Poder Judiciário de MS consiste no mapeamento das funções existentes no 1º e 2º Graus, identificando as competências técnicas (conhecimentos + habilidades) e comportamentais (atitudes) necessárias ao desenvolvimento das atribuições requeridas por cada posto de trabalho.

A partir da identificação estruturada e registro formal desses requisitos é possível atribuir-lhes níveis de importância, complexidade e impacto na estratégia da instituição, permitindo, ainda, a mensuração qualitativa do nível de entrega de cada servidor para situações laborais específicas.

Com o cruzamento desses dados é possível visualizar, de maneira clara e precisa, as potencialidades e reais necessidades de desenvolvimento e capacitação dos servidores.

Objetivo

O objetivo principal da Gestão por Competências é aproximar ao máximo as competências já existentes daquelas consideradas como essenciais para o pleno exercício das funções, conduzindo os servidores a ações de capacitação continuada, alinhadas às demandas individuais e institucionais, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento profissional aos servidores.

Benefícios

Linha do tempo

Julho/2017

Contratação da Leme Consultoria para o "Processamento do 1º Ciclo de avaliação de desempenho com foco em competências e sensibilizações" e "Orientação para o desdobramento de metas do planejamento estratégico e vinculação da perspectiva resultados na avaliação de desempenho com foco em competências".

2016/2017

Mapeamento das Competências Técnicas e Comportamentais das funções de 1º e 2º Graus com:
  • 100% das funções do Poder Judiciário de MS mapeadas e validadas através da realização de oficinas com a participação direta de 464 gestores e servidores, totalizando 607 funções mapeadas;
  • Definição das competências comportamentais, construídas de forma participativa, com a colaboração de 284 gestores e servidores, totalizando a identificação de 11 competências comportamentais e 55 indicadores.

Setembro/2015

Constituição do Grupo de Trabalho e Grupo de Apoio Técnico para a implantação do modelo de gestão de pessoas por competências no âmbito do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, através da Portaria n. 793, de 21 de setembro de 2015.

Treinamento "Como Implementar Gestão por Competências em Organizações Públicas", ministrado pela Leme Consultoria aos membros do Grupo de Trabalho e Grupo de Apoio Técnico para a implantação do modelo de gestão de pessoas por competências no âmbito do Poder Judiciário de MS.

Agosto/2015

Contratação da Leme Consultoria para a implantação do modelo de gestão de pessoas por competências no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul. Primeira etapa: Palestra de Sensibilização da Administração e Diretores de Secretaria.

Junho/2011

A Secretaria de Gestão de Pessoal é escolhida como área piloto para o que seria a primeira tentativa de implantação da Gestão por Competências, com a capacitação de 15 gestores da referida área.

Julho/2007

Primeiro treinamento em gestão por competências, promovido pela então Escola do Servidor Público do Poder Judiciário - ESPJ, aos diretores de secretaria do Tribunal de Justiça de MS e aos servidores que atuavam na área de gestão de pessoas.

 

Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.