Formulário de sugestões de Metas Nacionais 2019 relacionada aos Macrodesafios do Poder Judiciário Nacional


MACRODESAFIO 1 - EFETIVIDADE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deverá medir o quanto está sendo efetivo no acesso à justiça, na duração e no custo do processo.

MACRODESAFIO 2 - GARANTIA DOS DIREITOS DE CIDADANIA (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve garantir os direitos da cidadania e das minorias, buscando diminuir as desigualdades sociais e observando, sempre que possível, as práticas socioambientais. Exemplo: O Poder Judiciário oferece o acesso à justiça a localidades que não são sede de comarca, através da Carreta da Justiça, garantido assim garantir direito a cidadania a todos.

MACRODESAFIO 3 - COMBATE À CORRUPÇÃO E À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve privilegiar a proteção da coisa pública, à preservação da probidade administrativa e coibir crimes contra a administração pública, entre outros.

Meta vigente para o ano de 2018.

Meta 4 CNJ - Identifica e julgar até 31/12/2018, 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a Administração Pública, distribuídas até 31/12/2015, em especial a corrupção ativa e passiva, peculato em geral e concussão.

Referente ao macrodesafio, caso queira sugerir outra meta para o ano de 2019, descreva no campo abaixo.

MACRODESAFIO 4 - CELERIDADE E PRODUTIVIDADE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL (CLIQUE AQUI)

Trata-se de garantir a prestação jurisdicional com segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais, bem como elevar a produtividade dos servidores e magistrados.

Metas vigentes para o ano de 2018.

Meta 1 CNJ - Julgar quantidade maior de processo de conhecimento do que os distribuídos, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente.
Meta 2 CNJ - Identificar e julgar até 31/12/2018, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2014 no 1º grau, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2015 no 2º grau, e 90% dos processos distribuídos até 31/12/2015 nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais Estaduais.
Meta 6 CNJ - Identificar e julgar até 31/12/2018, 60% das ações coletivas distribuídas até 31/12/2016 no 2º grau.

Referente ao macrodesafio, caso queira sugerir outra meta para o ano de 2019, descreva no campo abaixo.

MACRODESAFIO 5 - ADOÇÃO DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONFLITO (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve estimular a comunidade a resolver seus conflitos sem necessidade de processo judicial, mediante conciliação, medição e arbitragem, celebrando parcerias com órgãos públicos.

MACRODESAFIO 6 - GESTÃO DAS DEMANDAS REPETITIVAS E DOS GRANDES LITIGANTES (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve tentar reverter à cultura da excessiva judicialização, propondo inovações legislativas, a criação e aplicação de mecanismos para penalizar a litigância protelatória e o monitoramento dos assuntos repetitivos e dos grandes litigantes.

MACRODESAFIO 7 - IMPULSO ÀS EXECUÇÕES FISCAIS, CÍVEIS E TRABALHISTAS (CLIQUE AQUI)

Implantação de ações visando à efetividade das ações judiciais, propiciando a recuperação de bens e valores aos cofres públicos (execuções fiscais) e a solução definitiva dos litígios cíveis e trabalhistas.

Metas vigentes para o ano de 2018.

Meta 05 CNJ - Estabelecer política de desjudicialização e de enfrentamento do estoque de processos de execução fiscal, até 31/12/2018.
Meta 8 CNJ - Fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, até 31/12/2018.

Referente ao macrodesafio, caso queira sugerir outra meta para o ano de 2019, descreva no campo abaixo.

MACRODESAFIO 8 - APRIMORAMENTO DA GESTÃO DA JUSTIÇA CRIMINAL (CLIQUE AQUI)

Refere-se à adoção de medidas preventivas à criminalidade e ao aprimoramento do sistema criminal, por meio de maior aplicação de penas e medidas alternativas, investimento na justiça restaurativa, aperfeiçoamento do sistema penitenciário.

Meta vigente para o ano de 2018.

Meta 8 de 2018 - Fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Referente ao macrodesafio, caso queira sugerir outra meta para o ano de 2019, descreva no campo abaixo.

MACRODESAFIO 9 - MELHORIA DA GESTÃO DE PESSOAS (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve melhorar suas políticas, métodos e práticas na gestão de pessoas, com o objetivo de potencializar o capital humano, adotando políticas de valorização de magistrados e servidores.

MACRODESAFIO 10 - APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE CUSTOS (CLIQUE AQUI)

Refere-se à utilização de mecanismos para alinhar as necessidades orçamentárias de custeio, investimentos e pessoal ao aprimoramento da prestação jurisdicional, atendendo aos princípios constitucionais da administração pública.

MACRODESAFIO 11 - INSTITUIÇÃO DA GOVERNANÇA JUDICIÁRIA (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário deve entregar eficiência operacional, transparência institucional e fortalecer a autonomia administrativa e financeira.

MACRODESAFIO 12 - MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E GOVERNANÇA DE TIC (CLIQUE AQUI)

Através desse macrodesafio o Poder Judiciário visa garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, dos serviços e sistemas essenciais da justiça. Para isto, busca-se a modernização dos mecanismos tecnológicos, o controle dos processos de segurança e riscos, assim como a otimização de recursos humanos, orçamentários e tecnológicos.

13 - MELHORIA DA JUSTIÇA ESTADUAL (CLIQUE AQUI)

Sugestões que não se enquadram nos macrodesafios propostos, mas poderão contribuir para um judiciário melhor.