Poder Judiciário - Página inicial.
Notícias
Desembargador e juízes de MS participam do 44º Fonaje
21/11/2018 - 13:35
Esta notícia foi acessada 971 vezes.


O presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Des. Paschoal Carmello Leandro, acompanhado dos juízes Alexandre Branco Pucci, da 6ª Vara da Fazenda Pública e secretário do Conselho, e Francisco Vieira de Andrade Neto, da 2ª Vara e conselheiro do CSJE, participam, de 21 a 23 de novembro, no Rio de Janeiro, do 44º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje). Com o tema “Judicialização das Relações Sociais”, o evento teve início na manhã desta quarta-feira (21), no auditório do TJRJ.

O foco principal dessa edição será o impacto da atuação das agências reguladoras na atividade econômica e na geração de demandas, com destaque para a falta de mecanismos para a regulação de conflitos gerados pelas relações de consumo, assim como para a intervenção do Poder Judiciário como criador de políticas públicas na área da saúde, finanças, telefonia, energia elétrica, setor imobiliário, entre outros.

O Fonaje teve início com a palestra do ministro Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, sobre “A Intervenção Judicial nas Relações Sociais”. A mesa foi presidida pelo desembargador Joaquim Domingos. No decorrer do dia, serão realizados outros três painéis: "Judicialização da Saúde", "Judicialização das Relações Econômicas e Financeiras: o Superendividamento” e “Judicialização das Relações Econômicas: Direito Imobiliário".

No dia seguinte, 22 de novembro, serão formados grupos de trabalho que estarão reunidos no período matutino para debaterem questões cíveis, criminais, fazenda pública, e relativas à gestão em Turma Recursal, além do Juizado Itinerante. Após a discussão e o intervalo para o almoço, será apresentado o painel "Judicialização dos Serviços Regulados – Atendimento ao Cliente em Áreas com Acesso Restrito e Perdas de Energia", seguido dos painéis "Inovações no Processo Criminal do JECRIM" e "A Recuperação judicial e seus efeitos no sistema dos Juizados Especiais Cíveis – Estudo de casos". As atividades de quinta-feira serão encerradas com a palestra "A Matriz Constitucional dos Juizados Especiais – 30 anos de CRFB", ministrada pelo Ministro Luis Felipe Salomão, do STJ.

No último dia de evento, 23 de novembro, será realizada a votação, eleição e escolha da sede do próximo Fonaje, a entrega do Troféu Parceiro da Justiça Especial Brasileira, e a palestra de encerramento com o Ministro Luiz Fux, do STF, com o tema “Os Juizados Especiais e a Análise Econômica do Direito”.

Saiba mais – O Fonaje foi instalado em 1997 sob a denominação de Fórum Permanente de Coordenadores de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil, e sua idealização surgiu da necessidade de aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos Juizados Especiais, com base na troca de informações e, sempre que possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o território nacional.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:

Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.