Poder Judiciário - Página inicial.
Notícias
Comarca de Sidrolândia tem primeira escritura pública por videoconferência
26/06/2020 - 16:33
Esta notícia foi acessada 1066 vezes.


Nesta quinta-feira (25) foi concluída a primeira escritura pública da comarca de Sidrolândia usando a ferramenta de videoconferência da plataforma e-notariado (https://www.e-notariado.org.br/), com a concretização de uma compra e venda em que o imóvel e o adquirente são da comarca e a empresa vendedora é de Campo Grande, uma das situações permitidas pelo Provimento nº 100, da Corregedoria Nacional de Justiça. O ato foi realizado de forma híbrida: os vendedores usaram a videoconferência e assinatura digital e o adquirente compareceu no Tabelionato.

Autorizado pelo Provimento nº 100/CNJ, o serviço extrajudicial acompanha as inovações tecnológicas e de comunicação, com a realização de atos sem deslocamento até a serventia extrajudicial, fundamental em tempos de isolamento social.

Saiba mais – No ato, a manifestação da vontade das partes é colhida pelo Tabelião por videoconferência e o ato é assinado com certificado digital.

A assinatura pode ser feita tanto com certificado ICP-Brasil - que muitos já utilizam - ou com o certificado do e-notariado, sendo que este último pode ser obtido sem custo em qualquer Tabelionato de Notas do Estado. É possível realizar atos tanto na forma híbrida quanto em situações em que todas as partes se utilizem de videoconferência e assinem digitalmente.

Correições – Todos os atos dos cartórios extrajudiciais de MS são fiscalizados pela Corregedoria-Geral de Justiça, sob a gestão do Des. Sérgio Fernandes Martins, auxiliado pelo juiz Renato Liberali. Diante dos riscos de contaminação e considerando a competência exclusiva do Poder Judiciário de fiscalizar os serviços notariais e de registro, os trabalhos estão sendo realizados de forma virtual desde o final do mês de maio.

A prática nas serventias judiciais já era realizada anteriormente, remanescendo apenas a assinatura do termo de inspeção e auxílio em dúvidas sendo realizados pessoalmente, entretanto, nas serventias extrajudiciais a nova prática é totalmente inovadora.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:

Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.