Poder Judiciário - Página inicial.
Notícias
Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Carcerário discute medidas de prevenção
27/07/2020 - 12:57
Esta notícia foi acessada 1017 vezes.


Foi realizada na última sexta-feira (24), por videoconferência, a quinta Reunião do Comitê de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Carcerário do Estado de Mato Grosso do Sul. Foram discutidos assuntos relacionados à situação atual dos casos confirmados de Covid-19 no sistema prisional, sobre os protocolos e orientações técnicas da Secretaria Estadual de Saúde referente ao sistema prisional, e sobre a recomendação para a implementação do plano de contingência do sistema prisional, elaborado pelos representantes do comitê e encaminhado à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Discutiu-se, também, os casos envolvendo a contaminação dos presos da comarca de Rio Brilhante e a necessidade da testagem desses internos pela Secretaria de Estado de Saúde, o que já está sendo providenciado, assim como as medidas preventivas à disseminação do vírus e de isolamento no presídio.

O Comitê foi criado a partir da Recomendação 62 do Conselho Nacional de Justiça, para acompanhar as medidas de prevenção à pandemia do coronavírus no sistema prisional e é presidido pelo desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, que também é o supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário.

Além do desembargador presidente do Comitê de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Carcerário do Estado de Mato Grosso do Sul, estiveram presentes na videoconferência os juízes que integram o comitê pelo TJMS: o juiz auxiliar da corregedoria, Cesar Castilho Marques; o juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto, e o juiz da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, Olivar Augusto Roberti Coneglian. Participaram também os juízes convidados Eguilliel Ricardo da Silva; Luiz Felipe de Medeiros Vieira; Rodrigo Pedrini Marcos;  Mário José Esbalqueiro Júnior e Mariana Yoshida.

A reunião contou também com a participação dos seguintes representantes: pelo Ministério Público Estadual - a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin; pela Defensoria Pública Estadual - o Defensor Público Estadual Pedro Paulo Gasparini; pela OAB/MS - a advogada Fábia Zelinda Favaro; pelo Conselho Penitenciário Estadual - Silmara Chér Trindade Félix Matiazo e Caio Magno Duncan Couto; pela SEJUSP/MS - Rafael Garcia Ribeiro; pela AGEPEN/MS - Aud de Oliveira Chaves (Diretor-Presidente) e Maria de Lourdes Delgado Alves (chefe da Divisão de Saúde Prisional da Agepen); pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) - Karine Cavalcante da Costa (coordenadora de Ações em Saúde da SES), Vânia Regina Parra Batista (Gerência da Saúde do Sistema Prisional), Antônio Lastória e Mariana Croda; pelo Conselho Nacional de Justiça (Programa Justiça Presente) - a Coordenadora Estadual, Juliana Resende, e a Consultora Estadual em Audiência de Custódia, Gabriela G. Machado; e os servidores da Covep/Gmf - Eduardo Silva Mattos, Franciele Sgarbossa e Virgílio Napoleão Sabino.

A íntegra da Recomendação do Comitê Interinstitucional para o Plano de Contingência elaborado pelos representantes do comitê e o Protocolo de Cuidado à Saúde e de Organização do Serviço no Sistema Prisional – Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde podem ser acessados no link https://www.tjms.jus.br/projetos/covep/covid-19.php.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:

Processando...
Copyright © 2013 TJ-MS - Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Fone: (67) 3314-1300 - Parque dos Poderes - 79031-902 - Campo Grande - MS
Fórum de Campo Grande - Fone: (67) 3317-3300 / CIJUS - Centro Integrado de Justiça - Fone: (67) 3317-8600
Horário de Expediente: 12h às 19h.