Notícia

Secretaria de TI conclui três manuais de processos de trabalho

Secretaria de TI conclui três manuais de processos de trabalho

Está disponível no Portal da Estratégia três manuais de processos de trabalho redesenhados no primeiro ciclo de modelagem de processos. Este é mais um dos resultados alcançados com a implantação da metodologia de Gestão por Processos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, iniciada por meio do projeto estratégico Redesenho de Rotinas de Trabalho do PJMS.

O objetivo da elaboração dos manuais é padronizar a execução das atividades do processo, evitar desconformidades e garantir o alcance dos resultados esperados por meio da definição de responsáveis e parâmetros pré-estabelecidos.

Após finalizadas as etapas do projeto de transformação de processos, que inclui levantamento e desenho dos processos em seu estado atual -AS IS; análise do processo; desenho do TO BE e Implantação do TO BE; a Secretaria de Tecnologia da Informação, por meio da Assessoria de Governança de TI, elaborou três manuais que foram, posteriormente, aprovados pelo Comitê de Gestão de TIC e Escritório de Processos. São eles: Gerenciar contratações e aquisições de TI; Gerenciar PETIC (Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação); e Gerenciar PDTIC (Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação).

Um exemplo prático da importância desse material é a utilização deste como um roteiro padronizado em que os servidores poderão se apoiar para desenvolverem suas atividades rotineiras, pois se trata de um descritivo das atividades envolvidas no fluxo de trabalho.

O Escritório de Processos, vinculado à Assessoria de Planejamento, encontra-se à disposição para esclarecimentos quanto à utilização da metodologia de gestão por processos adotada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Para acessar os manuais, basta acessar o Portal da Estratégia pelo link https://www.tjms.jus.br/planejamento/escritorioProcessosManuais.php.