Notícia

Escritório de Processos publica desenhos dos processos mapeados

Escritório de Processos publica desenhos dos processos mapeados

Estão disponíveis no Portal da Estratégia, na intranet, os desenhos resultantes do primeiro ciclo de redesenho de processos de trabalho. O objetivo desta etapa é construir uma visão completa do processo, que represente o seu funcionamento através dos desenhos, com o objetivo de traduzir suas diferentes etapas de forma gráfica.

A notação utilizada no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul é a BPMN, que é um padrão para modelagem de processos e fornece uma representação gráfica com um conjunto de símbolos que descrevem o fluxo de atividades.

O primeiro ciclo de mapeamento ocorreu ao longo do segundo semestre de 2016. Durante o ano de 2017, foram concluídas as ações de melhoria dos processos de trabalho, propostos pelas áreas, a publicação de manuais de processos e a mensuração dos indicadores de desempenho, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento da instituição orientado para a entrega de valor para os seus usuários.

As áreas que encaminharam os desenhos e manuais foram: Assessoria de Planejamento; Controle Interno; Secretaria de Bens e Serviços; Secretaria do Conselho Superior da Magistratura; Secretaria de Comunicação; Direção-Geral; Secretaria de Finanças; Secretaria de Gestão de Pessoal; e Secretaria de Tecnologia da Informação.

Com o envolvimento e comprometimento das áreas, o primeiro ciclo deverá ser concluído em dezembro de 2017, com várias melhorias alcançadas, dentre elas: redução de custos e tempo, e a padronização na execução das atividades de processos, mediante a uniformização dos mesmos.

Para consultar os desenhos, basta acessar o Portal da Estratégia pelo link https://www.tjms.jus.br/areas/planejamento/Desenhos/#list.