Notícia

Administração do Tribunal de Justiça assina Contratos de Gestão com sete áreas do TJMS

Administração do Tribunal de Justiça assina Contratos de Gestão com sete áreas do TJMS

Uma solenidade de assinatura simples, mas com muito significado. Assim, nesta quinta-feira, dia 9 de março, foram assinados contratos para colocar em prática um dos compromissos assumidos pelo presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, em seu discurso de posse: os Contratos de Gestão, modelo para as administrações públicas que buscam ser cada vez mais eficientes por meio de integração, motivação, controle e melhores entregas.

Esses contratos, que estão dentro das diretrizes da atual administração, são projetos ou iniciativas que valorizam a magistratura e os servidores, o pronto atendimento e a plena satisfação ao jurisdicionado e à classe dos advogados, melhoria na estrutura física, instalações e obras, além de outros objetivos e indicadores constantes do Plano Estratégico 2021-2026 do TJMS.

Para o sucesso da ação estratégica, os 21 contratos segmentados em áreas foram divididos em três etapas, o que significa que os sete primeiros estão prontos para serem executados. Nesta primeira etapa, assinaram contratos de gestão a Assessoria de Planejamento, a Secretaria de Bens e Serviços, a Assessoria de Segurança da Informação, a Secretaria Judiciária, a Auditoria Interna, a Secretaria de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Obras. 

Durante a solenidade de assinatura, o presidente do Tribunal de Justiça destacou que o sistema de Contrato de Gestão é inspirado no modelo já desenvolvido em governos estaduais, como em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Ressaltou que estes contratos são instrumento meio para que sejam atingidos os fins desejados pela atual Administração. “Este é um compromisso das áreas administrativas do Poder Judiciário com a alta administração, Presidência, Corregedoria e Vice-Presidência, no sentido de organizar as tarefas, cumprir os prazos, acompanhar o desenvolver daquilo que foi estabelecido e chegar ao final a bom termo”, afirmou o Des. Sérgio Fernandes Martins.

No evento, a iniciativa da administração do Tribunal de Justiça foi enaltecida pela Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e pelo presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, por  entenderem que a medida trará benefícios para todo o sistema de Justiça em Mato Grosso do Sul, em proveito final aos jurisdicionados.

Estiveram ainda na solenidade o vice-presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho; o presidente do TRE/MS, Des. Julizar Barbosa Trindade; os desembargadores Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva, Luiz Tadeu Barbosa Silva, Luiz Gonzaga Mendes Marques, Vilson Bertelli e Odemilson Roberto Castro Fassa; a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representando o governador Eduardo Riedel; o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira; o Defensor Público-Geral, Homero Lupo Medeiros; o Defensor Público Pedro Paulo Gasparini; o secretário-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral; e os juízes auxiliares da Presidência, Renato Antonio de Liberali, César Castilho Marques e Mario José Esbalqueiro Jr.

Saiba mais – O projeto de implantação da ferramenta Contrato de Gestão no Poder Judiciário é uma iniciativa inovadora que traz ampla visibilidade das atividades executadas pelas áreas para a construção de um Judiciário mais ágil e transparente em suas ações para a sociedade.

Na verdade, o contrato é uma ferramenta de gestão implementada pela administração visando dar materialidade e qualidade às entregas pactuadas pelas áreas. O contrato permite assim um monitoramento maior, além de imprimir ampla visibilidade nos resultados para a sociedade. Os contratos são construídos com base em ações que visam melhoria no atendimento e a satisfação de jurisdicionados e advogados, valorização de magistrados e servidores, melhoria de nossas estruturas físicas.

Para regulamentar os contratos foi editada a Portaria nº 2.596/2023, definindo regras e fluxo de trabalho. Os contratos são avaliados e monitorados bimestralmente pelo Comitê de Gestão Estratégica, com apoio técnico da Assessoria de Planejamento.