Notícia

TJMS cumpre metas do CNJ acima do estabelecido em 2015

TJMS cumpre metas do CNJ acima do estabelecido em 2015

2015 foi um ano de grande atuação do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul em prol dos jurisdicionados. É o que revela o relatório disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no qual a corte sul-mato-grossense obteve aproveitamento superior ao estabelecido nas metas. O Poder Judiciário passa a se alinhar com o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros que estabelece a duração razoável do processo na Justiça.

O ano foi marcado por muitos julgamentos e condenações de agentes públicos e corruptores, inclusive políticos. Para se ter ideia do trabalho realizado, o TJMS, em 2015, teve cumprimento de 142,86% da Meta 4, em relação aos processos que tramitam no segundo grau. Esta meta prioriza o julgamento dos processos relativos à corrupção e à improbidade administrativa, identificando e julgando até 31 de dezembro de 2015 pelo menos 70% das ações de improbidade e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, que foram distribuídas até 31 de dezembro de 2012.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Luiz Antonio Cavassa de Almeida, que é o gestor das metas no Estado, o relatório do CNJ demonstra que o Tribunal de MS desponta entre os primeiros do Brasil. Para o juiz auxiliar, os investimentos em tecnologia e em pessoal foi fundamental neste resultado positivo. ?A dinâmica de trabalho desenvolvida pela atual administração, que não mediu esforços para disponibilizar aos magistrados e servidores de toda tecnologia, uma das melhores do país, abrangente em todas etapas do processo digital, e, também, o empenho muito grande por parte dos magistrados e servidores em obter êxito nas metas estabelecidas pelo CNJ, garantiu esse resultado significativo alcançado por nosso Tribunal em 2015?.

O grau de cumprimento da meta 4 pelos Juizados também superou o estabelecido pelo CNJ, haja vista que 107,14% dos feitos distribuídos até o final de 2012 foram julgados até 2015.

Aliás, os Juizados cumpriram 125,93% da meta 1, que define julgar quantidade maior de processos de conhecimento que os distribuídos durante todo o ano de 2015. Já a justiça comum teve aproveitamento de 109,02%, as Turmas Recursais julgaram 103,39% e o Segundo Grau 94,51%. No total, a Corte sul-mato-grossense teve cumprimento geral em 110,31%.

No que tange à Meta 2, o Segundo Grau também cumpriu em 124,81%, ao identificar e julgar 80% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2012. Os Juizados, por sua vez, cumpriram 90,69%; as Turmas Recursais 83,98% e a Justiça Comum julgou 87,46%, dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2011.

Todo este trabalho vai ao encontro da Missão do Poder Judiciário de MS que é dar Prestação jurisdicional efetiva e transparente, garantindo a razoável duração dos processos.